quinta-feira, 21 de maio de 2009

Passado


Quero aqui deixar um pequeno pedaço do meu passado.

Julho de 2005. Estava a ver um filme com o Nicolas Cage, "Inadaptado". Um filme que aconselho vivamente. Tanto aconselho que emprestei o meu dvd a um amigo e o bandido estragou-mo!! Sacana! Já nem me lembro quem foi... bem, mas não é isso que interessa agora.
O filme começa com um monólogo que, na altura, me deixou pregado ao ecrã. Aquele monológo parecia ter sido escrito para mim! Inacreditável. Até fiquei com arrepios.


"Terei uma única ideia original na cabeça? Na careca cabeça?
Talvez fosse mais feliz se o meu cabelo não caísse.
A vida é curta. Tenho de aproveitá-la ao máximo.
Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida.
Sou uma frase feita ambulante...
Se não adiasse coisas seria mais feliz, mas passo a vida de cu sentado.
Se o meu cu fosse menor era mais feliz, não tinha de usar fraldas da camisa para fora.
Como se enganasse alguém.
Devias de voltar ao jogging, bucha, correr uns quilómetros por dia.
Correr a sério desta vez. Ou fazer alpinismo.
Tenho de mudar mesmo de vida.
Mas como?
Tenho de me apaixonar, de arranjar uma namorada.
Tenho de ler mais, de me cultivar.
E se aprendesse russo? Ou mesmo um instrumento?
Podia aprender chinês; seria o contabilista que fala chinês e toca oboé.
Ia ser giro.
Devia usar o cabelo curto e parar de fingir a mim e a todos que tenho montes de cabelo.
É tão patético...
Devo ser verdadeiro, confiante; não é isso que atrai as mulheres?
Os homens não têm de ser bonitos.
Hoje em dia isso não é verdade; agora há quase tanta pressão sobre nós como sobre elas.
Por que sinto ter de pedir desculpas por existir?
Talvez o meu problema seja a química errada no meu cérebro, todos os meus problemas e ânsias serem devidos a um desequilíbrio químico ou dissociação de sinapses.
Tenho de consultar um médico...
Mas continuaria a ser feio; quanto a isso, nada a fazer."
Quando este monólogo acabou quase que chorei.
Era eu.